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45 Dicas de como Encantar e Atrair mais Vendas Diretas para o seu Hotel

Não somos contra a distribuição para OTA’s e parceiros, vamos ajudar o seu hotel a não depender somente desta estratégia e aumentar as vendas diretas do seu empreendimento.


Plataforma de alojamentos privados (Airbnb) quer atrair hoteleiros profissionais. Booking é o maior adversário a bater, que representa 75% das reservas hoteleiras.

Tem crescido ao longo dos anos com novos serviços e ofertas e agora já não quer ser apenas uma plataforma para alojamentos privados. O Airbnb iniciou uma ação de charme para conquistar os hotéis e alojamentos profissionais que atualmente se promovem junto das grandes centrais de reservas online. Booking e Expedia são os concorrentes a bater.

“Neste ano, estamos a desenvolver uma série de mudanças para que possamos apoiar melhor os empreendedores e proporcionar-lhes melhores ligações à comunidade de hóspedes que temos dispersa por 191 países do mundo. Queremos que o Airbnb seja para todos, incluindo para os profissionais da hotelaria que oferecem espaços únicos e serviços personalizados”, diz a plataforma de alojamento, numa carta aberta aos gestores hoteleiros.

Como podemos ajudar o seu Hotel a contornar o mundo das altas comissões?

Dentro deste mundo “altas comissões para operadoras” há infinitas possibilidades de sair desta “zona de conforto“. Basicamente, estas possibilidades podem ser divididas nos seguintes objetivos: inspirar, atrair, converter, atender relacionar, e reter hóspedes.

Listamos 45 dicas de estratégias hoteleiras para iniciar-se o posicionamento do seu hotel e desafogar sua folha de pagamento:

  1. Envie semanalmente informações: dicas, promoções, agradecimentos, entre outros. Jamais deixe sua lista de hóspedes adormecida, envie email marketing.
  2. Envie seus e-mails marketing de forma nominal: não utilize como (de: hotel para: cliente) e sim (de: João da Silva para: Maria da Silva).
  3. Não foque o e-mail marketing apenas em tentativas de venda, pense também em conteúdos de relacionamento e informe novidades sobre o seu destino.
  4. Crie promoções de desconto progressivo. Por exemplo, “Fique 4 e Pague 3 durante a hospedagem de domingo a quinta-feira” nos períodos de menor ocupação.
  5. Tenha uma assessoria de imprensa para elaborar releases para a imprensa quando tiver alguma novidade interessante no hotel ou no destino que possa envolver sua marca.
  6. Crie uma área na recepção com alguma moldura, decoração para o pessoal bater foto e fazer check-in no Facebook.
  7. Parcele as compras sem juros no cartão de crédito, isso é um grande diferencial para as reservas diretas. Hoje as grande Operadoras parcelam normalmente em até 10 vezes sem juros.
  8. Dê algum desconto se o pagamento for à vista.
  9. Negocie com as OTA’s os contratos e valores de comissão.
  10. Mantenha um blog sempre atualizado, aborde temas pertinentes à região do seu hotel: atrações próximas, pontos turísticos, e acontecimentos (notícias) vivenciados perto do seu hotel.
  11. Dê desconto para os aposentados, eles tem tempo para viajar na baixa temporada.
  12. Use o nome da sua cidade em anúncios patrocinados, os clientes compram destino em primeiro lugar.
  13. Lembrando que se o hotel tem público corporativo, faça postagens regulares no Linkedin.
  14. Fique atento ao chat do Facebook Messenger, do Instagram e de outras redes sociais e responda rápido as perguntas.
  15. Tenha um site com excelentes fotos e responsivo (adaptável em todos os dispositivos) hoje 85% dos acessos são através de celulares.
  16. Faça anúncios de remarketing no Facebook para pessoas que já visitaram o seu site.
  17. Há aparelhos que solicitam que o hóspede faça check-in no Facebook para acessar o wi-fi, é uma opção interessante. Disponibilize Wi-Fi gratuito e rápido para seus hóspedes.
  18. Utilize hashtags (#) nas redes sociais em todas as publicações.
  19. Crie uma personalidade sólida da sua marca. Se a logomarca do seu hotel tem mais de 15 anos, com certeza está na hora de atualizar.
  20. Saiba as 10 principais cidades que enviam hóspedes para seu hotel e no feriado de aniversário destas cidades crie ações específicas de marketing.
  21. Promova seus colaboradores que se destacaram nas mídias sociais do hotel, todos gostam de ver pessoas.
  22. Convide blogueiros e pessoas influentes a ficar de graça por 1 ou 2 diárias no hotel em troca de produzir conteúdos de vídeo, posts e fotos que fiquem disponíveis para seu hotel utilizar posteriormente nas próprias redes sociais, e claro, que a pessoa também tenha que postar durante a estadia.
  23. Importante dar atenção a Otimização do seu Site para melhor posicionamento no Google, reduzindo o custo de Links Patrocinados em algumas palavras-chaves.
  24. Seu hotel fala claramente com o seu público-alvo? Público corporativo valoriza questões diferentes do público lazer.
  25. Renove as fotos das instalações do seu hotel no site a cada dois anos, pelo menos.
  26. Implemente um motor de reservas online é assim que a nova geração quer reservar.
  27. O site do hotel deve ser otimizado para vender e não para informar. Otimize-o com frequência.
  28. Venda suas ideias aos colaboradores do seu hotel, antes de vendê-las aos clientes.
  29. Seu hotel deve estar listado no máximo de canais possível, isso inclui estar presente em várias OTA`s, agencias de viagens, GDS, etc.
  30. Envie mensagens e cupons de desconto no aniversário do seu hóspede.
  31. Crie um sistema de recompensa para premiar a fidelidade dos hóspedes. Pode ser algo simples, a cada 10 diárias, ganha 1, por exemplo.
  32. Inclua WhatsApp, Facebook, Viber e Skype como forma de contato e reservas.
  33. Não entre em guerra de preços. Valorize o destino, preço baixo não gera demanda.
  34. Evite ao máximo cobrar taxas de serviços sobre o valor da reserva. O que não é comum no mercado gera objeção.
  35. Uma das grandes vantagens que a Booking.com oferta aos consumidores é poder reservar sem ter que pagar antecipadamente. Tente adaptar-se a isso no seu motor de reservas.
  36. Pratique duas tarifas no seu canal de reservas diretas: a não reembolsável mais baixa que seu preço nas OTA`s, e a tarifa normal com cancelamento gratuito e uma possível paridade tarifária.
  37. Ofereça um 0800 ao seu cliente para facilitar o contato.
  38. Sempre faça follow-ups dos contatos de orçamento, até obter uma resposta, seja positiva ou negativa.
  39. Tenha sempre uma surpresa preparada caso algum hóspede comunique na recepção que está de aniversário.
  40. Coloque tempo e esforço para gerenciar as iniciativas de PPC (Pay-Per-Click) e SEO (Search Engine Optimization).
  41. Treine sua equipe para sorrir para seu hóspede e sempre dar bom dia, boa tarde e boa noite. Simpatia gera simpatia e boas avaliações.
  42. Utilize as ferramentas de análise das próprias redes sociais e meça o alcance e engajamento das suas publicações e anúncios.
  43. Faça parceria com agências de turismo receptivo e passeios.
  44. Você pode compartilhar conteúdos de parceiros em suas redes sociais, anunciando shows, eventos, passeios entre outros, nem todo conteúdo precisa ser produzido!
  45. Incentive seus hóspedes a compartilhar fotos e vídeos no seu hotel.

Administradora de Hotéis, quais são as vantagens?

  • Maior flexibilidade nas negociações de taxas de administração;
  • Modelo de negócios baseado em uma política de negociação séria, com gestão eficiente, calcada no valor da meritocracia, e reconhecimento da importância de uma equipe coesa e alinhada;
  • Atuamos na administração, treinamento, consultoria e desenvolvimento de estratégias para alavancar os resultados do seu empreendimento;
  • Seleção criteriosa de investimentos, feita após uma extensa e cuidadosa análise de mercado, que possibilita crescimento de forma sustentável.

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