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7 Dicas para Atrair Hóspedes para o Seu Hotel na Baixa Temporada

Uma das primeiras coisas que hotéis e pousadas fazem em baixa temporada é diminuir o preço da diária. Essa tática pode até funcionar, mas é preciso entender quando e como fazer isso para não sair no prejuízo.

1. Saiba o momento certo para baixar o preço

Não basta simplesmente diminuir o valor da diária. Saber o momento certo para isso é fundamental para evitar que seus quartos e (e caixa) fiquem vazios.

Se em determinado período você notar que tem movimento nos sábados e domingos, mas fica sem ninguém durante a semana, pode direcionar ações para esses dias específicos. Por exemplo: descontos apenas para estadias entre segunda a quinta. Assim, vai chamar a atenção dos clientes para a possibilidade de se hospedar durante a semana, sem prejudicar o final de semana que já tem um bom fluxo de hóspedes.

2. Crie pacotes especiais

Outra forma de evitar que o desconto seja o principal atrativo, é oferecer outros tipos de vantagens. Criar pacotes especiais é uma maneira para isso. Ainda considerando o caso citado acima, você pode criar pacotes voltados aos dias de semana.

Exemplo: pague duas noites e ganhe três em estadias de domingo a quinta-feira. Além disso, pode agregar valor para a hospedagem oferecendo serviços além da estadia. Algo como: “Hospede-se conosco e ganhe X”. Esse algo a mais oferecido deve estar relacionado aos interesses do cliente: se ele gosta de gastronomia, ofereça um jantar; se ele gosta de atividades culturais, pode dar um ingresso para uma peça de teatro, e assim por diante.

3. Dê desconto para quem voltar na baixa temporada

Você tem muitos clientes durante a alta temporada. Então, aproveite o contato com eles nessa época para atraí-los para os períodos com baixa movimentação. Que tal oferecer condições especiais para aqueles clientes que quiserem voltar na baixa temporada?

Ao fazer isso, além de dar uma vantagem exclusiva, você estará colocando uma ideia na mente dele. Poder ser que o cliente nem pensasse em vir ao seu hotel naquele período, mas, como você está oferecendo esse desconto especialmente, o hóspede vai passar a considerar a possibilidade de voltar sim – principalmente se ele teve uma boa experiência na estadia.

4. Crie uma tradição em seu hotel

Se o clima ou a sua região não oferece nenhum grande atrativo durante o período de baixa temporada, o seu hotel pode criar sua própria atração – que pode virar uma tradição, fazendo os clientes voltarem todos os anos naquela época. Você pode promover, por exemplo, uma feira ou um encontro anual baseando-se na cultura de sua região.

Ou então realizar eventos de acordo com o perfil mais comum de hóspedes que recebe. Se muitos empreendedores se hospedam em seu hotel ou pousada, eles gostarão de saber que todo ano você promove uma conferência sobre gestão, por exemplo. Ou se a maioria de seus clientes são mulheres, que tal realizar anualmente uma semana especial para elas, com atividades e palestras relacionadas ao universo feminino?

5. Entre em contato com possíveis hóspedes

Pessoas que se hospedaram com você em períodos de baixa temporada nos anos anteriores, clientes que avaliaram bem a estadia, hóspedes que demonstraram que gostam de estar sempre viajando. Entre em contato com essas pessoas, pois a probabilidade de eles terem interesse em se hospedar com você novamente é bem grande – basta você oferecer um bom motivo (como promoções especiais e eventos).

Além disso, contate também aqueles que procuraram seu hotel na alta temporada, mas você não conseguiu recebê-los porque estava lotado. Ou os clientes que reservaram, mas, por algum motivo, tiveram que cancelar, deixando claro que gostariam de ir em alguma outra oportunidade. Essas pessoas também são seus possíveis hóspedes na baixa temporada.

6. Atualize suas informações na internet

Muitos hotéis colocam em suas páginas, redes sociais e também nos sites de reservas (Booking.com, por exemplo) as promoções de alta temporada e, quando a movimentação acaba, eles esquecem de atualizar as informações voltadas para a baixa temporada.

Como há muito mais vagas nesse período de baixa movimentação, as opções de seu cliente são bem maiores. Então, estar com as informações de preços, eventos e promoções atualizadas faz toda diferença para que ele escolha o seu hotel ao invés do concorrente.

7. Crie campanhas hoteleiras nas redes sociais

Hoje temos as redes sociais como grandes aliadas para redução do investimento em marketing e a alta conversão com novos hóspedes, através do Facebook e Instagram por exemplo, podemos criar campanhas segmentadas qualificando vários funis, tais como: geográfico, interesses, comportamento entre outros. Utilize o seu orçamento de marketing de uma forma inteligente e mensurável.

Via Gazin.

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