Desafios no hotelaria corporativa

Estratégias assertivas fazem hotel em Goiânia se destacar no mercado

A GP Hotéis & Resorts assumiu o seu primeiro hotel corporativo em Goiânia, no dia 12 de julho deste ano. O empreendimento estava sob administração há mais de 10 anos e os investidores (trata-se de um apart-hotel), resolveram procurar uma nova administradora de hotel.

Com amplos apartamentos, decoração contemporânea, o Sun Square Suítes Hotel by GP (nome atual), possui uma excelente localização com fácil acesso ao centro empresarial da capital.

DESAFIOS INICIAIS

  • Descobrir o espaço no mercado para encaixar o posicionamento real do empreendimento, para gerar impacto na mente do consumidor;
  • Reestruturar o Pool hoteleiro e adequar a realidade do empreendimento;
  • Aumentar o lucro líquido devido a melhores decisões de distribuição;
  • Visualizar oportunidades de crescimento por meio da integração de todos os setores do hotel;
  • Organização dos custos operacionais para redução de despesas;
  • Redução da folha de pagamento, mantendo a qualidade e produtividade da equipe;
  • Empreendimento foi entregue sem restaurante e salas de eventos, inviabilizando geração de receita oriundas desses setores.

PLANO: COMEÇAR DO ZERO

Ter os quartos cheios durante o ano todo é o sonho de todo hoteleiro. Não é tão fácil conseguir isso, não é mesmo? Apesar de viajar ser um dos desejos mais demonstrados por várias pessoas, não existe nenhum destino ou hotel que será sempre o preferido.
Cada vez mais os viajantes estão procurando por referências on-line para conhecer as melhores opções de hospedagem e ver conselhos de outras pessoas.

Para se tornar referência de mercado e o desejo dos hóspedes é necessário investir em estratégias de marketing digital. Estar on-line deixou de ser opção.

Investimos no mais importante: qualidade

Focamos no básico e primordial, que é a qualidade do empreendimento e a acessibilidade da localização. Nenhuma estratégia de marketing funcionará caso o serviço não seja compatível com a propaganda que você faz dele.

Um bom e real posicionamento do hotel é necessário para uma boa estratégia de marketing. Outro fator importante para a qualidade dos resultados, garantir que ele corresponda às expectativas da sua persona, ou seja, do seu hóspede ideal.
Isso garante a satisfação e potencial fidelização de clientes, além de torná-los potenciais propagadores desta nova etapa do empreendimento.

Valorizamos as avaliações e feedbacks: credibilidade e olhar no hóspede

É muito comum, potenciais hóspedes procurarem por hotéis baseados nas avaliações de outras pessoas que já estiveram no local. Existem sites específicos para isso, como é o caso do TripAdvisor e do Booking. O impacto de uma avaliação negativa ou positiva é notável: hotéis bem avaliados têm alta procura, enquanto hotéis como muitas reclamações ficam sem hóspedes.

Disponibilidade: distribuição de inventário onde realmente importa

Atualmente, as pessoas buscam tudo na internet. E isso inclui as viagens que querem fazer e onde se hospedar. Esta nova etapa do empreendimento, nos obrigou a posicionar com assertividade o inventário nos canais que mais convertem, e o resultado foi incrível.

O Adwords para hotéis é um formato que permite que hotéis e pousadas (ou qualquer tipo de hospedagem) apareçam em uma seção destacada entre os resultados da busca. Isso torna a hospedagem mais visível e aumenta as chances de usuários que estão procurando um local para ficar te encontrarem.

No final o que realmente fez a diferença: estratégia de Revenue Management

A concorrência na hotelaria Goiana está cada vez mais agressiva e sonho de todo empreendedor é possuir dados e informações confiáveis o suficiente para direcionar uma tomada de decisão mais assertiva e que traga reais crescimentos para o seu negócio. Alterar o tarifário de acordo com a sazonalidade do mercado já é um hábito para os gestores desse segmento.

Contudo, nem sempre as mudanças são realizadas da maneira mais adequada, impactando diretamente na taxa de ocupação e no faturamento da propriedade. Apesar de ser um problema complexo, a sazonalidade das estações pode afetar de maneira menos contundente as reservas da sua propriedade.


Com as estratégias de RM conseguimos identificar maneiras de tirar o máximo proveito em cada contexto das etapas que o empreendimento estava transitando, assim não apenas maximiza a demanda em períodos altos, mas também ajuda a estimular a demanda em períodos baixos, evitando canibalismo de preços.

No gráfico acima, apresentamos a linha de evolução da receita (antes x depois) das estratégias adotadas para novo posicionamento do hotel no mercado. Após o mês de julho/2019, mesmo com uma queda na diária média (ADR) de -30,8% conseguimos aumentar consideravelmente a receita do empreendimento.

De forma estratégica e proposital, a redução da diária média foi proposital, para reposicionar de forma correta o empreendimento no mercado, atraindo o seu real público-alvo e não gerando um desconforto de expectativa no hóspede.

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