Marketing Analítico para Hotéis

Com o boom das ações on-line, conheça o Marketing Analítico para hotéis

O novo profissional de marketing para hotéis é multifacetado, navega entre muitas áreas, mas não é necessariamente formado no assunto. Ele tem que entender de tecnologia e estar ligado em inovação, ter uma busca incansável pelo novo e, claro, tem que entender de marketing.

Antes, quando havia só as ações off-line, contávamos com as agências de publicidade e seus gênios criativos para realizar ações incríveis e que dessem retorno sobre o investimento em questão. Claro, não sabíamos qual era o retorno.

A era foi passando e investir em marketing digital tornou-se primordial para grandes empresas, agências e porque não hotéis, pousadas e resorts?

Com o boom das ações on-line, termos foram surgindo e se tornaram cada vez mais comuns no nosso dia a dia: mídia programática, SEO, SEM, Mobile Marketing, Marketing de Conteúdo, User Experience, entre outras.

Mas o que o Marketing Analítico para Hotéis tem que saber tudo isso? É fato que também é importante, no entanto, existe algo que tornou o nosso mundo de conhecimento mais amplo ainda:os dados.

A análise de dados

Inteligência de mercado, business intelligence (BI), big data. São muitos os termos que as empresas dão para essa área de estudo. E isso chegou para o marketing de hotéis de alta performance. Essas áreas de estudo, normalmente dominadas por profissionais de TI, estão cada vez mais entrando na vida de todos nós, profissionais de marketing, que queremos e precisamos nos tornar mais analíticos e conhecer a fundo os dados que as marcas detêm e recebem diariamente.

Fontes de dados

Além de analisar os dados, é preciso compreender também as fontes de dados, que mudam a cada segundo e informações que se tornam cada vez mais complexas. É preciso começar a entender e a navegar por áreas que fogem do escopo tradicional de um curso de marketing. Assim, compreender cada uma das fontes pelas quais os dados são coletados é de suma importância.

Que tipo de análise você poderá fazer com o seu consumidor para realizar uma ação efetiva e bater sua meta no final do ano? Por exemplo:

  1. Como minha marca está sendo vista nas mídias sociais?
  2. O que os clientes gostariam de comprar?
  3. Quais clientes são mais rentáveis?
  4. Qual a probabilidade de um usuário que veio de uma mídia social, navegou em mais de 3 páginas do meu site, realizar uma compra ao ser impactado por um e-mail?

Seja via sistema de CRM, por campanhas de e-mail marketing focadas para vender hospedagem ou por um investimento em links patrocinados, é você que deverá saber o lugar certo, o conteúdo certo e o momento certo para falar com o seu consumidor.

Perfil do novo Marketing para Hotéis

Nós da GP Hotéis somos curiosos por natureza e estamos antenados em todas as novidades que envolvem o mercado de marketing para hotéis e tecnologia de modo geral.

Estar por dentro de cada rede social existente é importante também, afinal hoje o maior investimento de marketing nos hotéis está presente no mundo online.

TOP