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Saiba como Reduzir R$ 56.500 de custos no seu Hotel de uma forma inteligente

Recepção atenciosa, quarto bem arrumado, mimo sobre a cama e chuveiro quente. Tudo isso é imprescindível para uma estada memorável em um hotel. Contudo, a experiência pode virar um pesadelo se o maior setor do empreendimento pecar em alguma etapa: a área de Alimentos & Bebidas.

A gestão de A&B apresenta muitos desafios e todos os processos do estabelecimento são importantes e devem estar integrados para que o negócio apresente resultados positivos na entrega final.

Toda equipe deste setor precisam estar igualmente atentos a diversos elementos, a fim de garantir a segurança alimentar do empreendimento afastando todos os riscos possíveis à saúde dos hóspedes, o maior dos males.

Um caso de contaminação ou intoxicação de um hóspede pode gerar processos e requerimentos de indenizações milionárias, decretando o fim do negócio.

Se em muitos setores o “algo novo” deve ser apresentado em todos os processos, em A&B é o contrário. Neste setor existem inúmeras atividades obrigatórias, pois os profissionais lidam diretamente com a saúde e a qualidade de vida dos seus hóspedes, fazendo da rotina uma grande aliada. Ao mesmo tempo, esta área do hotel também é altamente dinâmica e “cada dia é um novo dia”.

Para nós, não saber como manter a rotina é o principal erro do gestor de A&B, que destaca a necessidade do controle. “Normalmente esse departamento nunca fecha, funciona ininterruptamente, suas etapas não são mecanizadas (algumas delas nunca serão), e o gestor não consegue observar e participar de todas elas”.

Não tenha dúvida que a gestão precisa ser diária, quando você negocia um cardápio personalizado, quando decide por uma compra, quando define o staff para um evento ou quando analisa seus indicadores internos você está também fazendo a gestão de custos do seu empreendimento.

Saiba como reduzimos R$ 56.500 de custos no setor de Alimentos & Bebidas

Outra necessidade vital é trabalhar de maneira organizada e antecipada, através do sistema de OBZ (Operação Base Zero), conseguimos identificar uma oportunidade de redução, substituindo o “filé de tilápia” por “filé de panga” e resultamos na economia de R$ 4.712,00 mensal (R$ 56.500,00 por ano).

Princípios morais e sociais também devem ser levados em conta na hora da compra e manuseio dos alimentos, considerando o desperdício de alimentos, consequências tão comum em grandes estabelecimentos.

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A GP Hotéis & Resorts, está no mercado para atender a todos os tipos de hotéis e pousadas, principalmente os pequenos e médios, seja com administração independente, familiar ou de redes.

Nossa equipe com experiência na hoteleira, garante que as áreas de Finanças, Receitas e Distribuição, Vendas, Marketing, Operações e Recursos Humanos desempenhem uma gestão moderna, focada e ágil.

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